Seguidores

2 de mai de 2011

Por que o Céu Chora

Shopping Center Higienópolis

Sempre, ao chegar na loja me apresento no balcão de Atendimento ao Cliente, lá peço que anunciem a "Hora da Criança" e então, ando pelos corredores aos arredores da loja e, também por toda a loja, abordando as famílias para que "se tiverem disponilibidade" nos prestigiem e aproveitem a oportunidade de conhecer uima história bacana!
Neste sábado, a História da vez foi: "Por que o Céu Chora".
Infelizmente, não foi possível que anunciassem o evento pelo microfone, mas, iso não representou problema: praticamente todas as famílias abordadas por mim, compareceram! E... com muitos pares de olhinhos brilhando comecei A História.

Muitas lendas antigas tentam explicar os fenômenos celestes. “Por Que o Céu Chora” traz o universo em forma de lenda. Isso propicia um trabalho com os diversos mitos cosmogônicos (uma tentativa de explicar a realidade através dos mitos, narrava a origem da natureza por meio de genealogias divinas: as forças e os seres naturais estavam personalizados e simbolizados pelos deuses, titãs e heróis, cujas relações davam origem às coisas, aos homens, às estações do ano, ao dia e à noite, às colheitas, à sociedade. Suas paixões não correspondidas se exprimiam por raios, trovões, tempestades, tufões, desertos. Seus amores e desejos realizados manifestavam-se na abundância da primavera, das colheitas, da procriação dos animais). http://temposescolares.blogspot.com/2008/05/cosmogonia-e-cosmologia.html
A criação do universo e de fenômenos celestes, tema de Por Que o Céu Chora, tem neste livro uma apresentação diferente – uma aura mágica, que faz a gente sonhar. Ainda mais nesta versão, em que amores e rivalidades entre os irmãos (presente nas famílias desde a criação do mundo) é que geram os eventos siderais, ou o arco-íris. Este livro proporciona prazer e magia à leitura. E, se perguntado o que ensina... Bem, ensina a imaginar! O Sol, na disputa com a Lua, resolve pedir ajuda a outros astros.  Quem sabe o que são astros? Fizemos um levantamento das constelações mais conhecidas: Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Ursa Menor, Órion, Libra, Aquário, Sagitário, Escorpião etc.

 Apresentando o livro

 Um pouco do público

 ...E o Sol se apaixona perdidamente pela Noite, filha de sua madrinha Terra. Enquando Lua, sente um amor "à primeira vista" por Dia, também filho da madrinha Terra. Amores impossíveis!!!

 Com a ajuda dos astros, a Madrugada, mãe dos gêmeos Sol e Lua e Terra, mãe dos gêmeos Dia e Noite, encontram uma solução para esse amor, tão lindo e, tão impossível.

 Esta é a Especialíssima ALESSANDRA, uma das abordadas os corredores.

 Participou, contribuiu com idéia brilhantes e pontos de vista muito lindos e edificantes.

 Apresentando as ilustrações

 O abraço carinhoso, verdadeiro... de ALESSANDRA que, disse ter adorado a história e que quer ser minha amiga!!! Eu também quero muito ser sua amiga ALESSANDRA! Você é maravilhosa. Olha, eu tenho uma coleção de amigos e você a partir desse momento passa a fazer parte da minha coleção!!! (nos bastidores, foi extremamente tocante o abraço de agradecimento do pai da menina).

 
Que prazer!!! Foi ótimo ter tido o privilégio de te conhecer ALESSANDRA!!!

  GUILHERME: Dono de um dos muitos pares de olhinhos brilhantes e atenciosos. Do INÍCIO ao FINAL da apresentação!

Nenhum comentário: