Seguidores

8 de set de 2010

"DE ONDE VEM"? Ed. PandaBooks

Saraiva/Ed. PandaBooks-Shopping Ibirapuera
"DE ONDE VEM"? Ed. PandaBooks
05-09-2010


Mais adaptada à Contação de História Aberta (aquela em que o público cria, inventa, faz parte do enredo...), demos um nome à menina curiosa que gostava de fazer perguntas difíceis e... cujas respostas não a convenciam. O nome escolhido pela maioria foi 'GIOVANNA' e eu a representei com um chapéu enfeitado com flores coloridas.

Então perguntei quem das crianças grandes e pequenas ali presentes, se lembravam de ter feito perguntas 'difíceis de responder' com respostas 'difíceis de convencer'???
Uma senhora (extremamente simpática), disse que, quando criança queria saber como nasciam os bebês (bom que nos dias atuais as crianças sabem que os bebês são trazidos pela D. Cegonha... todos riram).
Um jovem pai, revelou que sempre teve curiosidade de saber por que o mar não transborda? Por que??? O filho dele, Lucas 5 anos, aproveitou a deixa e perguntou: -E eu quero saber por que o dedão do meu pé é maior que os outros? (É pra manter o seu corpo em pé, filho. Equilibrado.)

...E tantas perguntas guardadas há tanto tempo foram reveladas e respondidas com respostas que, satisfaziam ou... nem tanto. Tantas outras ficaram sem respostas. Porém, todos ficamos satisfeitos.

'GIOVANNA' viu um arco-íris e, queria saber de onde vem?
A resposta da mãe: O arco-íris vem da chuva! Não a convenceu.
Seu amigo Sol Falante, explicou que: quando a sua luz branca atravessa a gota de água, essa luz se divide em várias cores (vermelha, laranja, amarela, verde, anil, azul e violeta) e, muda de direção, formando o arco-íris!
Foi então que apareceu o simpático Sr. Isaac Newton que continuou explicando à 'GIOVANNA' que foi "ele" quem conseguiu descobrir e separar as cores do arco-íris e, que colocando um pouco de cada cor-pigmento num disco (que costumamos chamar de disco de Newton) e girar com muita força, as cores se misturam e, com a velocidade (cor luz), voltam a se tornar uma só: Branca. Como no início.


Eu (ELIANA), não consegui girar o meu disco com tanta força então o "CAIO" (um garotinho de +ou- 2 anos) disse que só os meninos teem força para girar o disco bem rápido! Ele tentou, tentou... Por fim, assegurou que quando ele for um menino bem grande como o pai, vai conseguir!
Ahhh! CAIO!

Retirei uma a uma as cores que trazia dentro do chapéu de Isaac Newton, para que fossem vistas separadamente e, melhor assimiladas pelas crianças como "cor-pigmento".

O público pareceu surpreso quando apresentei o livro "DE ONDE VEM"? da Ed. PandaBooks.
Uma "futura-mamãe" comentou:
- É uma história conhecida que... (mexeu os dedos e continuou), ficou encantada.
É. É isso.
Nós conseguimos "encantar" (ainda mais) a história!!!

Nenhum comentário: