Seguidores

4 de dez. de 2009

Um Lobo Instruído, Menina Bonita do Laço de Fita, O Ponto

EMEF "Profª Idalina Canova de Barros" (Lençóis Paulista- S.P)

O PONTO - Peter H. Reynolds

Vasti não sabia desenhar. Não queria desenhar... Nem mesmo sabendo que o seu desenho faria parte da exposição da escola... Até que, por insistência da professora ela faz um PONTO! Pronto. Isso era tudo mas... A professora pediu que ela assinasse e colocou o desenho de Vasti numa linda moldura dourada... Então ela se convenceu que poderia fazer PONTOS muito melhores e mais bonitos e muito mais coloridos que aquele. Nodia da exposiçã, tinha uma sala inteira só para OS PONTOS de Vasti. Quando um garoto chegou e, admirado com o excelente trabalho de Vasti, confessou que não sabia fazer uma linha reta... Nem mesmo com o auxílio de uma régua! Vasti então, deu a ele um papel e pediu que fizesse uma LINHA. O garoto fez e Vasti então pediu que ele assinasse. Depois colocou A LINHA numa linda moldura e pendurou perto dos seus desenhos.


Euzinha estreando o meu "Porta-Livros"...

UM LOBO INSTRUÍDO - Pascal Biet

Depois de andar por dias e dias, o lobo chegou faminto e sem nenhum dinheiro a uma fazenda, bem afastada da cidade em busca de alimento.

Ao chegar sorrateiramente perto da cerca, olhou e... Ficou surpreso. De boca boca aberta! De queixo caido ao ver que ali os animais eram muito instruídos. Sabiam ler e escrever!

Além de não terem medo dele que é o temido, o terrível, o assustador "Lobo das Histórias Infantis" os animais daquela fazenda eram até, meio esnobes.


Então, para se aproximar deles, o único jeito foi aprender a ler. Começou a frequentar a escola e, quando achou que já estava suficientemente "instruído" voltou a fazenda para se apresentar mas... O Lobo ainda não estava "instruído" e foi expulso pelo Porco.


Então ele foi a uma biblioteca e "devorou" todos os livros que pode. Novamente achando estar suficientemente "instruído" voltou a fazenda e... Foi outra vez expulso pelo Porco!

O Lobo resolveu usar a sua economia na compra de um livro. Era um livro de histórias, o primeiro livro "só dele"!!! Leu, releu, estudou todas as histórias. Procurando o significado das palavras que ainda não conhecia... Achando que estava suficientemente "instruído" voltou a fazenda para se apresentar e... Desta vez, finalmente foi aceito. A partir de então nunca mais o lobo foi o mesmo.

Com leveza e bom humor, o autor mostra que saber ler é muito mais do que saber juntar letras.

Contei também "Menina Bonita do Laço de Fita" de Ana Maria Machado. Bom, parece que gostaram! Depois das histórias, conversamos um pouco e o público teve a oportunidade de exteriorizar suas opiniões... Foi muito bacana. Eu me diverti muito!!!

Um comentário:

Pedacinhos de Papel disse...

Oi Eliana,
tudo bem? Estou a meses tentando encontrar o livro "O lobo instruído", sem sucesso, acho que pararam de editar. Meu filho foi para o 2º ano fundamental e simplesmente não diz não gostar de ler ou escrever. Você tem ideia de onde eu posso adquirir este livro. Beijo no coração, Aliete
aliete.lourenco@yahoo.com.br