Lia Silva

Eventos Sociais / Datas Comemorativas / Histórias da Tradição oral / Contos de Fadas / Contos Maravilhosos / Folclore /História Oral/ Narrada / Dramatizada ou Teatralizada
Qualquer motivo é um bom motivo para uma Contação de Histórias: início das aulas, início das férias, dia do livro, dia do índio, dia das mães, dia dos avós, dia dos pais, dia das crianças, dia das bruxas, natal... Até mesmo as mudanças das estações do ano... Pode-se usar HISTÓRIAS para abordar assuntos importantes e complicados como a morte, bullying, desastres naturais, etc.

01/01/2008

"Como contar HISTÓRIAS"

Image Hosted by ImageShack.us

O processo de estímulo e incentivo para se contar uma história são inúmeros,
mas sua eficácia depende de como o contador os utilizará. Não há "fórmulas mágicas" que substituam o entusiasmo do contador.
Quem aspira ser um bom contador de histórias, deve desenvolver alguns passos importantes em seus preparativos:


1) a história a ser contada e apresentada deve estar bem memorizada. Por isso, é imprescindível ler a história várias vezes e estar bem familiarizado com cada parágrafo do livro, para não perder "o fio da meada" e ficar procurando algum tópico durante a apresentação;

2) destacar e sublinhar os tópicos mais importantes, interessantes e significativos, para que na apresentação recebam a devida valorização;

3) procurar vivenciar a história. Envolver-se com ela, fazer parte dela e sentir a emoção dos personagens e ao apresenta-la atrair os ouvintes para a magia da história;

4) ao apresentar a história, falar com naturalidade e dar destaque aos tópicos mais importantes com gestos e variações de voz, de acordo com cada personagem e cada nova situação. No entanto, é preciso cuidar para não exagerar nos gestos ou nas entonações de voz;

5) oferecer espaço aos ouvintes que querem interferir na história e participar dela. Quem se sente tocado em seu imaginário sente necessidade de participar ativamente no desenrolar da história. O importante é que nessa hora não haja pressa, contando ou lendo tudo de uma só vez. É preciso respeitar as pausas, perguntas e comentários naturais que a história possa despertar, tanto em quem lê quanto em quem ouve. É o tempo dos porquês;

6) toda história e toda dramatização devem ser apresentadas com entusiasmo e paixão. Sempre devem transparecer a alegria e o prazer que elas provocam. Sem esses componentes, os ouvintes não são atingidos e logo perdem o interesse pelo que está sendo apresentado.
Segundo Abramovich (1993), "o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo. Afinal, tudo pode nascer dum texto!" A criança, ao ouvir histórias, vive todas essas emoções. Afinal, escutar histórias é o início, o ponto-chave para tornar-se um leitor, um inventor, um criador.

5 comentários:

Suzanne disse...

Olá Eliana, amei seu blog e o que você faz.
Estou procurando alguma história para contar para 24 crianças de 2 a 5 anos, na escola.
É aniversário da minha filha e eu vou me vestir de boneca Kika e vou até lá contar uma históra, contar para adulto é uma coisa, agora, não sei que história contar para esta faixa de idade. Preciso de uma dica até dia 16/06/08. Beijos.
Suzanne

katiuscia disse...

ELIANA .... AMEI SUAS DICAS E HISTORIAS... SOU CONTADORA E AMO ISSO TUDO.A DESCOBERTA DA JOANINHA É MINHA PREFERIDA , CONTO USANDO O LAÇO, A FAIXA, LEQUE E PULSEIRAS E CHAMO AS CRIANÇAS EU SOU A JOANINHA E ELAS AS AMIGAS... FICA LINDO... BJS. KATIUSCIA MACIEL.

Cássia disse...

Olá Eliana, Estou em um grupo de alunos do curso de Fisioterapia, estamos fazendo serviços voluntarios, e cada dia recebemos novos convites, temos um evento domingo 27/06, e vamos aplicar uma dinamica, essa dinamica começa com uma estoria ludica da "Doçolândia", e fiquei responsavel por aplicar, mais não sei como interagir com todos, estou lendo muito sobre, mais gostaria de uma dica,e o publico é jovem e adulto com deficiência física, mas todos interagem bem segundo o que foi passado.Enfim, ficaria muito grata caso pudesse me ajudar.

Muito obrigada

Cássia
e-mail: casiatatu@hotmail.com

serpentinefire disse...

suas palavras trazem significados,seus gestos trazem vida,suas varias atitudes criam a história.Adorei seu blog,se aquele que conta for apaixonado pela história contada ,faz aqueles que a ouvem se apaixonar e posteriormente amar.
fui criança, hoje sou uma adulta uma adulta que ouvia seu pai e seus contos.
a arte de contar histórias foi um talento que herdei do meu pai .
parabéns aos contadores de histórias por levarema magia a vida de muitos.

Taty Barbosa disse...

Que lindo trabalho eu tbém sou contadora de historia e estou encantada com o seu trabalho parabéns! meu blog é http://cntdrdehistoria.blogspot.com