Seguidores

23 de mai. de 2012

Bia de Neve

(Dia 19 de maio de 2012) Niver da BIA

Fui convidada para um aniversário infantil. A BIA é sobrinha do meu genro e completou 4 anos.
Fui... Chegando lá, os demais convidados esperavam "A Contadora de Histórias"!!!
Carammmmba!!! E agora??? Eu estava sem figurino, sem a minha mala, os meus "recursos"...
Então, pedi uma panela com tampa e uma folha de papel.



Acontece que a aniversariante, os convidados e a família esperavam a história tema da festa: Branca de Neve! A BIA havia acabado de ganhar uma boneca e, não queria separar-se da mesma. Então, com muito jeito, pedi o Bb (quando a BIA me deu o bb, eu percebi  a CONFIANÇA!), passei para o colo da avó, com todo o cuidado que um bb precisa e merece, rsrs, Isso causou uma certa admiração nas crianças pequenas e grandes. Olhares atentos, muitas bocas abertas... Ah, e não me esqueci de recomendar à avó: Cuidado "ela" acabou de mamar, pode arrotar!


Contei a história da Branca de Neve, desde antes de ela nascer. Falei do pente envenenado que a madrasta levou pra menina e, ao colocar o pente nos cabelos ela desmaiou. Depois falei da fita... A Madrasta amarrou a fita com tannnta força que Branca desmaiou. Então, novamente os anões chegaram e livraram a menina da fita, ela despertou. Depois chegou o tããão esperado momento: "o momento MAÇÃ". Em uma nova tentativa, a Madrasta levou uma maçã envenenada.
Branca de Neve mordeu a maçã e... DESMAIOU!
A BIA desmaoiu tão bem desmaiada que todos nós ficamos encantados!
Neste momento, do DESMAIO da BIA, senti que mais que confiar: Ela acreditou... Se entregou... Ela, a BIA de Neve, realmente mordeu a maçã!!! A maçã estava envenenada e a ela desmaiou...

Foi muuuito pra lá de bom!

Nesse momento, eu senti que havia uma comunhão entre mim e a BIA (minha parceira de cena) que estabeleceu uma comunicação entre "nós ATRIZES" e o público que era muito bacana.

Continuei: Então, mais uma vez os anões chegaram e... Algumas crianças até se levantaram pra diser:
-NÃÃÃO!!! O Príncipe chegou... (demonstraram preocupação com a BIA desmaiada)
-Sim, sim. Isso mesmo! Então o Príncipe chegou, deu um leve beijo na BIA de Neve e ela despertou. Os se enamoraram, se casaram e foram felizes para sempre!!!

A BIA de Neve sabia, ela tinha certeza que o Príncipe viria acordá-la com um beijo.
Foi isso.
Tudo de improviso mas, com a generosidade, verdade ou fé cênica que a BIA me ajudou a transmitir, tivemos a possibilidade de olhar as pessoas e criar uma verdade para nós e para o público.
Tudo correu muito bem. Dava a impressão que a gente tinha ensaiado, rsrs.

PARABÉNS!!! MARIA BEATRIZ DE CARVALHO MOURA MATUNAGA

Ahhh, e com a panela contei a história "O segredo da Lagartixa"
de Letícia Dansa e ilustrações de Salmo Dansa 

Alguns segredos devem ser guardados para sempre? A lagartixa Flozô achava que sim. Mas um fato excepcional mudou seu modo de pensar e ... ela não se arrependeu!
Com a folha de papel, cortei em formato de coração e coloquei dentro da panela. O coração cheio de amor pra dar, era o grande segredo da Lagartixa Flozô.









2 comentários:

Edenícia Oliveira disse...

Parabéns por su belíssimo trabalho. Contar história é uma arte.
Bjs

FLIC Brinquedos Educativos disse...

Parabéns Eliana!
Muito legal a adaptação da Branca de Neve. Quem não queria ter uma tia como você!!!
Grande abraço,
Christian