Seguidores

22 de ago de 2009

Oficina: "Criando e Contando Histórias"

Estourados os balões... Procuramos um nome mas, não um nome qualquer. Este, é um nome especial: O NOME DO NOSSO NOVO AMIGO!!!
O NOVO AMIGO nos fez um breve relato de sua trajetória enquanto andamos por uma praça muita linda, com árvores frondosas, um lago, cisnes e pássaros.


Agora, o AMIGO OUVINTE conta aos demais participantes
com o máximo de fidelidade possível, tudo o que lhe foi passado.
A intenção dessa dinâmica é despertar o nosso interesse pela biografia do autor da história a ser contada e também, identificar e memorizar os fatos mais importantes da mesma.

Durante a "Contação da História" de vida do AMIGO, enfatizamos a importância da citação do autor e ilustrador das obras literárias infantis;

TODOS sem excessão, apaixonaram-se pela história ouvida/contada.


...Acabamos por aboradar "assuntos" QUE NÃO ESTAVAM NO PLANO DE CURSO...
Justamente para tentar suprir-lhes as necessidades mais urgentes bem como: a elaboração de um portifólio, como procurar oportunidades de apresentação voluntária a fim de que se exercite o "ato de contar histórias"... Mas que se saiba que: São necessários vários cursos para que se possa adquirir esses conhecimentos, aos poucos...

Ahhh! Falamos da importância da MÚSICA na contação de histórias. De como a melodia fica gravada em nosso subconsciente e, nos remete para períodos imporantes de de nossas vidas,





Ao final, os participante tinham exercitado o "ato de Contar e... Ouvir Histórias"Após a "Apresentação" de cada dupla, fizemos comentários... O falar pausadamente, a entonação de voz, a colocação dos fatos em 1ª, 2ª e 3ª pessoa e outros fatores bem como: descrever a época,
o local, características da personagem, etc. Nos transporta à história contada e acrescenta a credibilidade do público."Podemos SIM" tratar a história como algo que deve ser explorado, contando-a através de pontos de vista diferentes do apresentador pelo autor. Como por exemplo: sob o ponto de vista de outro personagem da história. Mencionamos "A verdadeira históriados três porquinhos" e "A História da Branca de Neve contada pela Madrasta"

Pose para um clic! Afinal, não é todo dia que temos o privilégio de conhecer pessoas tão maravilhosas cujos nomes nos soam como música suave e gostosa de se ouvir. Todos juntos, somos uma ORQUESTRA. Espero sinceramente, que deem continuação e vazão a esse maravilhoso desejo de "Contar e Encantar com Histórias". Pesquisem, participem de mais cursos, de tantos quanto tiverem oportunidade e, quem sabe num futuro breve tenhamos o privilégio de nos ver, atuando com segurança e leveza.

2 comentários:

Cris Allegretti disse...

Querida Eliana
Adorei o curso na sexta!!!
Me avisa qdo tiver mais....
Eu já era seguidora do seu blog há um tempo!!
Parabéns pelo o seu trabalho.
Cris

KINHA disse...

Olá!
Existem milhares de blogs por aí e considero cada um especial, a sua maneira.O seu tem algo a mais, tem movimento,humor,alegria e descontração.Além disso tem smart posts e belas imagens.Ficarei muito feliz se me seguires pelo GOOGLE FRIEND CONNECT, e eu te seguirei também.Espero sua visita.
http://amigadamoda.blogspot.com